Integridade e
A PLM Facility Management, enquanto empresa pertencente ao Grupo CLECE, em Portugal, suporta toda a sua atividade numa cultura corporativa que vai além do estrito cumprimento da Lei. Trata-se de uma forma de agir que articula a relação com todos os seus grupos de interesse, a quem também exige um comportamento irrepreensível para contribuir conjuntamente, e de forma sustentável, para o progresso económico e social.
Para isso, a PLM Facility Management adotou o Código de Conduta e Ética vigente para o Grupo CLECE, em Portugal, e que reúne os princípios, valores, regras gerais de conduta e princípios de atuação exigidos a todos os colaboradores do Grupo.
De modo a garantir que todos os colaboradores da PLM Facility Management cumpram essas diretrizes, o Grupo CLECE dispõe de um Canal de Denúncia através do qual os diferentes stakeholders (colaboradores, clientes, fornecedores, …) podem comunicar as suas denúncias sobre comportamentos específicos.
Canal de Denúncia
Enquanto entidade obrigada, a PLM Facility Management, disponibiliza um Canal de Denúncia interno que permite relatar, de boa-fé, uma infração ou potencial infração à legislação ou aos princípios e valores do Grupo CLECE, do qual PLM Facility Management faz parte integrante, garantindo a confidencialidade da identidade do denunciante ou o seu anonimato, se for o caso.
Para o efeito, disponibilizamos a Política de Funcionamento do Canal de Denúncia, que inclui questões relacionadas com a gestão e processamento das denúncias recebidas através de canais que cumprem a legislação aplicável, em vigor, e as normas e boas-práticas nacionais e internacionais, e em que os potenciais denunciantes podem, sem medo de represálias ou qualquer outra conduta perniciosa, revelar os factos que envolvem violações ao Sistema de Compliance do Grupo CLECE.
O que pode ser relatado através do Canal de Denúncia?
Informações sobre infrações ou incumprimentos num sentido lato, ou seja, suspeitas razoáveis, violações reais ou potenciais, que ocorreram ou são suscetíveis de vir a ocorrer.
A título de exemplo, elencam-se algumas das possíveis temáticas consideradas objeto de comunicação:
- Suborno e corrupção
- Assédio
- Discriminação
- Contratação Pública
- Proteção do ambiente
- Proteção de dados pessoais
- Proteção de privacidade e informações pessoais
- Violação das políticas da empresa
- Violações graves da segurança do trabalho
- Direito da concorrência
Sem prejuízo de outros canais incluídos na Política de Funcionamento do Canal de Denúncia, recomendamos, por razões de segurança, confidencialidade e integridade do conteúdo da comunicação, a utilização dos canais telemáticos, acessíveis na internet, disponíveis 24 horas, 7 dias por semana.
Pode aceder ao Canal de Denúncia, através da plataforma Whistleblower Software, clicando AQUI, ou através do QR Code.
Pode também apresentar a sua comunicação através do contacto telefónico abaixo:
Número de telefone | PIN |
+351 882 880 117 | 1683 |
N.B.! Poderá, ainda, consultar o estado das suas denúncias apresentadas na plataforma Ethicspoint clicando AQUI.
Preciso de me identificar ao apresentar uma denúncia?
Não. O Canal de Denúncia do Grupo CLECE permite que as denúncias sejam feitas anonimamente.
No entanto, caso se identifique, ou as informações facultadas permitam, direta ou indiretamente, deduzir a sua identidade, esta terá natureza confidencial e será de acesso restrito a quem recebe ou dá seguimento à denúncia, que poderá contactá-lo (se dispuser desse dado) para fazer o devido acompanhamento, se necessário.
Quem são os destinatários dos meus dados pessoais se eu apresentar uma denúncia?
Os dados pessoais recolhidos no âmbito de uma denúncia, podem ser tratados ou comunicados às seguintes partes, quando necessário:
- Função Anti Suborno do Grupo CLECE Portugal.
- Representantes autorizados do Grupo CLECE / PLM Facility Management que intervenham na investigação, se a natureza ou âmbito dos factos denunciados assim o exigirem.
- Investigador, assessor ou consultor externo que tenha sido contratado para apoiar o Grupo CLECE / PLM Facility Management na avaliação, investigação ou aconselhamento relativamente ao tema alvo de denúncia.
- Autoridades competentes (e.g. Órgãos de polícia criminal, Ministério Público, Banco de Portugal, etc.), conforme legislação em vigor.
Todas as partes interessadas são incentivadas a comunicar possíveis infrações ao nosso Código de Conduta e Ética, assim como solicitar orientação relacionada com os documentos disponibilizados abaixo. Agradecemos antecipadamente a sua inestimável colaboração.
Por favor, não se esqueça de ler a nossa Política de Privacidade. Também dispõe de informação relativa à proteção de dados na própria Política de Funcionamento do Canal de Denúncia.
Downloads
- Código de Conduta e Ética (descarregar)
- Política de Funcionamento do Canal de Denúncia (descarregar)
- Código de Boa Conduta para a prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho (descarregar)
- Política Anticorrupção (descarregar)
- Política Anti suborno (descarregar)
- Política de Conflito de Interesses (descarregar)
- Princípios Orientadores (descarregar)
- Política de Cumprimento em Matéria de Concorrência (descarregar)